sexta-feira, 20 de maio de 2011

Atividade com Música: OrtoGrafia: A/Há


E. E. PROFESSOR JOSÉ AMÉRICO BARBOSA
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: ÉRICA RODRIGUES

.Bola de meia, bola de gude

Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração.
Toda vez que o adulto balança,
Ele vem pra me dar a mão

Há um passado
No meu presente
Um sol bem quente
Lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra
O menino me dá a mão.

E me fala de coisas bonitas
Que eu acredito não deixarão de existir.
Amizade, palavra, respeito,caráter, bondade, alegria e amor
Pois não posso, não devo, não quero
Viver como toda essa gente insiste em viver
E não posso aceitar sossegado
Qualquer sacanagem ser coisa normal

Bola de gude
Bola de Meia
O solitário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão

Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão.
               
NASCIMENTO, Milton; BRANT, Fernando Miltons. São Paulo: CBS, 11988.

1-       De quem é a voz que fala na música?
2-       Explique o trecho: “Há um passado / no meu presente.”
3-       Copie os versos que apresentam problemas na vida adulta.
4-       Que coisas bonitas o menino ensina ao adulto?
5-       Leia a 3ª estrofe. Por que é preciso um menino para ensinar ao adulto?
6-     Explique os versos: “Toda vez que a tristeza me alcança/ o menino me dá a mão”.
7-     Que mensagem você retirou do texto da música?

Nenhum comentário:

Postar um comentário